Em outubro de 2022, o Conselho Nacional de Educação publicou uma resolução [1] definindo as normas sobre o ensino da computação na educação básica, como
complemento à atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse complemento [2] define os eixos e objetos de aprendizagem que devem ser incluídos no currículo das escolas, que devem implantar em suas atividades a partir de novembro de 2023.
Os três eixos estruturantes são previstos são: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. O eixo de Pensamento Computacional tem o foco na construção de algoritmos computacionais, envolvendo o raciocínio lógico e abstrato. O eixo de Mundo Digital foca na compreensão das tecnologias digitais existentes e os seus funcionamentos, como a Internet. Já o eixo da Cultura Digital envolve o ensino de tecnologias digitais, além e conceitos relacionados ao comportamento humano devido as novas tecnologias que têm surgido. Isso inclui questões morais e éticas que antes não eram relevantes, como as envolvendo fake news e direitos autorais de conteúdo digital.
Vale destacar que a Cultura Digital é fundamental para que os alunos consigam dominar o mundo digital e utilizar do pensamento computacional para criar soluções tecnológicas. Porém, na literatura e em outros projetos de extensão, não foram encontrados projetos que foquem neste eixo, sendo que a maioria direciona as atividades para a área de pensamento computacional por meio de robótica e atividades de programação em blocos, tanto plugadas quanto desplugadas.
Portanto, o objetivo deste projeto é elaborar materiais contendo atividades de ensino sobre Cultura Digital, de acordo com as recomendações da BNCC. A princípio, o conteúdo cobre todas as habilidades previstas na BNCC Complemento da Computação, com exceção de dois. Abaixo é possível encontrar as atividades propostas para cada ano (1o ao 5o do Fundamental 1), eixo e habilidades.
Vale destacar que uma atividade pode ser utilizada em outro ano diferente da sua proposta, com alguns ajustes necessários de acordo com a turma.
[1] “Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC.”
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-1-de-4-de-outubro-de-2022-434325065 [Acessado em 04/12/2023]
[2] “Base Nacional Comum Curricular da Computação - Complemento à BNCC.”
http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file [Acessado em 04/12/2023]