Mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um assunto muito falado ultimamente, sendo uma área de pesquisa em constante crescimento. Porém, um dos problemas encontrados pelos aspirantes na área é descobrir onde começar a estudar.
Um dos objetivos do capítulo de livro “Dados geoespaciais: Conceitos e técnicas para coleta, armazenamento, tratamento e visualização”, escrito por integrantes do NESPeD, é esclarecer alguns termos e técnicas usadas para coleta de dados nesta área de estudo, além de explicar e ilustrar termos e conceitos usados na geografia, técnicas para a limpeza de dados e as diferentes formas de visualização destes dados.
Outro artigo também muito relevante para conhecer melhor a área é o “Human mobility: Models and applications”, que foca em reunir informações para unificar os estudos sobre mobilidade urbana, mostrando também os vários tipos de coleta de dados, e suas respectivas vantagens e desvantagens. Além disto, nele se detalha desde coletas e modelos de mobilidade individuais, até mesmo em níveis populacionais.

Autor: João Marcos Alves Modesto Ramos

Referências

Dados geoespaciais: Conceitos e técnicas para coleta, armazenamento, tratamento e visualização, Jornada de Atualização em Informática, Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2020. (a ser disponibilizado em: Link)

Human mobility: Models and applications, Physics Reports, Volume 734, 2018, Pages 1-74, ISSN 0370-1573,