Integrantes do NESPeD participam do CSBC 2020

Vários integrantes do NESPeD participaram, entre os dias 16/11 e 20/11, do XL CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO (http://www2.sbc.org.br/csbc2020/), que ocorreu de forma virtual.

No dia 17/11, o estudante de doutorado Augusto, em conjunto com os professores Antonio Loureiro e Fabrício Silva, apresentaram o minicurso intitulado “Dados geoespaciais: Conceitos e técnicas para coleta, armazenamento, tratamento e visualização”, que contou com a participação de pessoas de vários lugares do Brasil. O conteúdo do minicurso
também foi publicado como um capítulo em um livro da série “Jornada de Atualização em Informática (JAI)”, que contou ainda com a colaboração dos estudantes do NESPeD Raissa, Leonardo e Gabriel.

A professora Thais participou também do “14o Women in Information Technology (WIT)”, evento em que ela teve a publicação do trabalho intitulado “Competições de programação para meninas do ensino médio: Afinal, era apenas uma questão de propósito!”, junto com a professora Gláucia e com a aluna Maria Dalila.

Ainda no WIT, a aluna Júlia participou do “WIT + Maratona Day”, uma disputa em forma de dinâmica para a criação de robôs. Ela alcançou o segundo lugar na competição!!

Por fim, a aluna Raissa apresentou o trabalho intitulado “Impacto do uso de informações demográficas para a recomendação de aplicativos móveis” no 12º Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva (SBCUP), que contou com a colaboração dos co-autores Leonardo, Mateus, Fabrício e Thais. O trabalho foi premiado com uma Menção Honrosa pelos organizadores do evento.

Foi uma oportunidade única para cada um dos participantes, que puderam acompanhar diversos trabalhos de várias áreas diferentes.