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Big Data e mobilidade urbana: analisando o uso de bicicletas

O artigo Using Big Data to Identify Bike-Sharing, publicado em 2017 no portal Towards Data Science, exemplifica uma forma de uso de técnicas de Big Data no contexto de mobilidade urbana para identificar padrões no uso de bicicletas. O estudo é feito com uma base de dados de um sistema de compartilhamento de bicicletas, o StadtRad, muito utilizado na cidade de Hamburgo, na Alemanha, que foi o local analisado. Há registros de mais de 2,7 milhões de viagens em 2016, com mais de 150 mil usuários.

Com essas informações, o autor traz alguns levantamentos simples, identificando, por exemplo, que nos dias de semana, nos horários mais característicos de locomoção ao trabalho ou local de estudo, a demanda por bicicletas aumenta consideravelmente. Também é observado como essa demanda muda nos fins de semana, sendo mais constante ao longo do dia, e com uma localização mais focada em pontos de lazer ou turísticos da cidade. Por fim, o autor também disponibiliza um gráfico interativo para que o próprio leitor possa observar as curvas geradas, demonstrando também como é prático ter uma boa forma de visualizar as análises.

Esse conhecimento, adquirido a partir da extração de padrões de deslocamento, nos permite entender melhor a mobilidade das pessoas e pode ter diversas aplicações, desde uma orientação ao gerenciador desse serviço de compartilhamento de bicicletas, até a contribuição no desenvolvimento de novas tecnologias. Por exemplo, sabendo os momentos e locais de maior fluxo desses veículos, seria possível coordenar melhor a disponibilidade das bicicletas, ou também poderia-se utilizar da mobilidade e contatos entre os dispositivos para estabelecer redes móveis.

Por: Henrique Santana

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